HomeSobre mimServiçosPsicoterapia on-lineDepoimentosContato/Dúvidas A menopausa faz parte do ciclo natural da mulher, portanto todas as mulheres vão passar por esse momento, devido as mudanças hormonais, além dos fatores psíquicos muitas mulheres sofrem nesse momento da vida, é importante buscar a ajuda profissional de um psicólogo, ginecologista e quando necessário um psiquiatra.
A menopausa não é uma doença e sim uma fase natural da vida reprodutiva da mulher, ou seja, todas vão passar por este período. Mesmo não se tratando de adoecimento, essa fase pode ser muito complexa psiquicamente para a mulher devido ao surgimento de vários sintomas próprios desse período.
Segundo o Ministério Saúde (2023) o climatério é a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher que pode ocorrer entre 45 aos 55 anos. A menopausa é o fim da fase reprodutiva que é confirmada após 12 meses da última menstruação.
Durante o climatério há uma queda dos hormônios estrogênio e progesterona, em decorrência disso pode ocorrer diversos sintomas como: ondas de calor (fogachos), alterações do sono, fadiga, irritabilidade, ganho de peso, perda muscular, queda na libido, ressecamento vaginal. Também pode haver sintomas psicológicos como o medo de envelhecer, sentimento de inutilidade, carência afetiva, dificuldades sociais, conjugal, profissional, redução da qualidade de vida. Todos esses fatores contribuem para o surgimento da depressão e ansiedade na fase do climatério/menopausa.
Esta fase pode ser vivenciada com sofrimento por algumas mulheres, pela dificuldade em aceitar o novo ciclo, Jung explicou que todo transtorno neurótico na fase adulta tem em comum a dificuldade em desistir da fase anterior, nesse caso se despedir da juventude e aceitar o início do envelhecimento.
Segundo Jung a primeira metade da vida estamos voltados para o exterior, para as conquistas, já na segunda metade estamos voltados para o interior, buscando um sentido para a vida. Portanto, esse período pode ser positivo para elaborar lutos, perdas, deixar a vida não vivida e ressignificar o momento atual.
A psicoterapia junguiana pode ajudar você a atravessar esse processo com mais segurança emocional, te ajudando a dar novo sentido para sua vida.
Lembrando que em alguns casos é necessário a reposição hormonal, consulte sempre seu médico e não deixe de fazer o acompanhamento ginecológico.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Menopausa marca processo de mudanças físicas e mentais, 2023. Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/menopausa-marca-processo-de-mudancas-fisicas-e-mentais Acesso em 16/01/2024.
FERREIRA, Ivone. Mulheres na Transição Menopausal. Blog Ijep, 2023. Disponível em: https://blog.ijep.com.br/mulheres-na-transicao-menopausal/. Acesso em 16/01/2024.
XAVIER, Rosane Martins, BONFATTI, Paulo Ferreira. As expressões simbólicas do Psiquismo Feminino no Período da Menopausa na Perspectiva da Psicologia Junguiana. Cadernos de Psicologia, Juiz de Fora V.5, n.9, p.308-329, jan./jun.2023-ISS2674-9483.